Degenerações são alterações celulares, geralmente reversíveis quando o estímulo cessa, e que podem ou não evoluir para a morte celular. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Na degeneração hidrópica, conforme o processo degenerativo progride, há formação de vacúolos com contornos imprecisos, deixando o citoplasma com aspecto rendilhado.
A degeneração glicogênica é o acúmulo anormal de glicogênio nas células, decorrente de distúrbios metabólicos. Utiliza-se o método Sudan IV de coloração para diferenciar glicogênio de água.
Quando há esteatose, os vacúolos pequenos são por doenças metabólicas agudas, vacúolos grandes são por lesões tóxicas ou virais de desenvolvimento lento.
Em relação à degeneração Hialina, as principais causas de acúmulos intracelulares são a reabsorção de proteínas pelo epitélio tubular renal, produção excessiva de proteínas normais e por defeitos no dobramento das proteínas.
Quando há degeneração glicogênica, nos hepatócitos, ocorre por hiperglicemia, doença metabólica induzida por fármacos (ex: corticosteróides); deficiência enzimática relacionada a doenças de armazenamento de glicogênio, ou por tumores hepatocelulares.