Originada na Antiga Grécia, principalmente em Atenas durante o século V a.C., a democracia evoluiu como um sistema político em que os cidadãos participavam ativamente nas decisões, influenciando o desenvolvimento posterior de diversas formas de governo representativo ao redor do mundo.
Assinale a alternativa que melhor representa a abrangência da democracia ateniense.
A educação das meninas, variável no tempo e no espaço, tem em comum na história grega o fato de ser claramente diferenciada da educação dos meninos. Apesar dessas diferenças, homens e mulheres gozavam dos mesmos direitos de cidadania.
Aos escravos, em diferentes situações, poderiam ser concedidas a liberdade e a cidadania, o que lhes conferia o direito de participar das instâncias decisórias sobre os problemas das cidades.
Os metecos eram os estrangeiros na pólis ateniense, com direito de nela habitarem. Eles eram livres, gregos nem sempre. Aos metecos competia a realização de atividades comerciais e artesanais, mas não podiam exercer os direitos políticos dos cidadãos na cidade.
Em Atenas os escravos eram considerados seres humanos, não podendo ser vendidos ou alugados como propriedades ou bens materiais. Essa característica diferenciava o escravismo grego da escravidão moderna.
As mulheres gregas eram educadas para serem mães e criarem seus filhos. Esse objetivo fazia com que elas assumissem um papel essencial na educação dos meninos, pois delas dependia o futuro da democracia.