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A partir da Lei nº 13.278/2016, que ampliou o conceito de educação artística para inclu...

Questão 22

A partir da Lei nº 13.278/2016, que ampliou o conceito de educação artística para incluir as linguagens da música, das artes visuais, do teatro e da dança como componentes obrigatórios nos diversos níveis da educação básica brasileira, observa-se um impulso para abordagens que valorizam a diversidade cultural e a inclusão. Neste contexto, avalie as seguintes proposições sobre o ensino contemporâneo de Arte no Brasil


I – O currículo integrado de Arte favorece a compreensão de expressões culturais minoritárias e regionais, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla da diversidade cultural brasileira.

II – A inclusão das diversas linguagens artísticas no currículo permite uma abordagem mais holística da arte, mas enfrenta desafios quanto à formação adequada de professores que possam ensinar todas essas linguagens de forma competente.

III – As avaliações em Arte têm sido predominantemente quantitativas, focando na precisão técnica e na reprodução de técnicas tradicionais.

IV – A interdisciplinaridade proposta pela inclusão de múltiplas linguagens artísticas contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, apoiando o aprendizado em outras disciplinas.


Estão corretas as afirmativas:

A

I, II e IV, apenas.

B

II, III e IV, apenas.

C

I e II, apenas.

D

II e IV, apenas.