O fenômeno esportivo enquanto realidade educacional pode ser relacionado a dois conceitos: amplo e restrito. Contudo, o conceito de esporte que se vincula à Educação Física nos dias atuais é o restrito, reforçado por meio dos meios de comunicação, transformando o esporte-espetáculo em mercadoria.
Adaptado de KUNZ, E. Transformação didático pedagógica do esporte. Ijuí: UNNUÍ, 2001.
Assinale a alternativa abaixo que não representa uma manifestação do esporte como fetiche de mercadoria.
estímulo a cultura do movimento na qual o homem que se movimenta relaciona todas as formas de manifestação do movimentar-se, tanto no âmbito dos esportes sistematizados, como no mundo do movimento que não abrange o sistema esportivo.
incentivo ao consumo de materiais esportivos específicos sem os quais a prática recreativa de um determinado esporte seria dificultada do ponto de vista do alto rendimento.
ampliação do consumo da mercadoria esporte-espetáculo e de outras mercadorias paralelas.
ampliação das possibilidades de descoberta de valores (novos esportistas).
propagação de valores e normas de comportamento relativo ao mundo das mercadorias.