O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma estrutura complexa essencial para a estabilidade do joelho, composta pelos feixes anteromedial e posterolateral. Acerca do mecanismo de lesão mais comum associado ao atleta com lesão de LCA é correto:
Durante a execução de um salto, o atleta pode sofrer uma rotação interna súbita do joelho e uma aterrissagem inadequada, o que pode resultar em estresse excessivo no Ligamento Cruzado Anterior (LCA), levando à sua ruptura.
Durante a prática de esportes de contato, como futebol americano, o atleta recebe um impacto direto na região anterior do joelho, causando uma tração excessiva no LCA e levando à sua lesão.
Durante a aterrissagem após um salto, é possível que o atleta de basquete experimente um colapso do joelho para fora (valgo dinâmico), o que pode sobrecarregar o LCA e aumentar o risco de lesão desse ligamento.
Enquanto esquia, o atleta realiza uma rotação do tronco com o joelho em valgo, colocando uma carga excessiva no LCA, levando à sua lesão.
Durante uma mudança rápida de direção no futebol, o atleta pode manter o pé fixo no solo e o joelho flexionado, resultando em uma força em valgo no joelho que pode causar lesões no LCA.