- Fiscal Sanitarista - 2019
Questão 37
37
Q1234533
Direito Sanitário e Saúde Conceitos e Objetivos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal do Paraná - FUNPAR NC UFPR
Prova: FUNPAR NC UFPR - Prefeitura de Matinhos - Fiscal Sanitarista

Considera-se infração sanitária a desobediência ou inobservância ao disposto em normas legais, regulamentares e outras que, por qualquer forma, se destinem a preservar a saúde.

Considerando os aspectos relacionados às infrações sanitárias, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Os fabricantes e fornecedores de equipamentos, produtos e serviços de interesse da saúde respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados para o consumo.
B

As infrações sanitárias classificam-se em leves (aquelas em que o infrator seja beneficiado por circunstância atenuante), graves (aquelas em que seja verificada uma circunstância agravante) e gravíssimas (aquelas em que seja verificada a existência de duas ou mais situações agravantes).

C

A pena de interdição cautelar, total ou parcial, do estabelecimento, produto ou equipamento será aplicada quando for constatado indício de infração sanitária em que haja risco ou dano à saúde, e perdurará até que sejam sanadas as irregularidades.

D

As infrações sanitárias serão apuradas em processo administrativo próprio, iniciado com a lavratura de auto de infração, na sede da repartição competente ou no local em que for verificada a infração, pela autoridade sanitária que a houver constatado, observados os rito e prazos estabelecidos pela Lei.

E

A obtenção de vantagem pecuniária decorrente do consumo, pelo público, de produto elaborado em desacordo com o disposto na legislação sanitária é considerada uma circunstância atenuante.