Considere a taxa de mortalidade perinatal e o número de óbitos ocorridos no período perinatal por mil nascimentos totais, na população residente em determinado espaço geográfico no ano considerado. O período perinatal começa em 22 semanas completas (ou 154 dias) de gestação e termina aossete dias completos após o nascimento, ou seja, de 0 a 6 dias de vida (período neonatal precoce). Os nascimentos totais incluem os nascidos vivos e os óbitos fetais. Sobre a mortalidade perinatal, assinale a afirmativa INCORRETA.
Estima o risco de morte de um feto nascer sem qualquer sinal de vida ou, nascendo vivo, morrer na primeira semana.
Exige aplicação precisa da definição de período perinatal, sem a necessidade do preenchimento do tempo de gestação na declaração de óbito.
Serve para analisar variações populacionais, geográficas e temporais da mortalidade perinatal, identificando situações de desigualdade e tendências que demandem ações e estudos específicos.
De maneira geral, reflete a ocorrência de fatores vinculados à gestação e ao parto, entre eles o peso ao nascer, bem como as condições de acesso a serviços de saúde e a qualidade da assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido.