A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica — a fim de que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Nesse aspecto, sabe-se que, considerando suas fundamentações e orientações didáticas, a BNCC
indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências, elucidando aquilo que os alunos devem “saber” e, sobretudo, o que devem “saber fazer”.
valoriza a informação digital como a única fonte possível para a atuação social consciente e responsável nos contextos das culturas digitais, sugerindo a aplicação de conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões e ser proativo para buscar soluções.
valoriza o professor resiliente, produtivo, responsável e que requer muito acúmulo de informações, indicando, assim, a necessidade de se exigir, do aluno, o desenvolvimento de competências para aprender a linguagem culta normativa.
ignora a implantação do conhecimento histórico e da cultural local, priorizando a comunicação, a criatividade e a análise critica enquanto se propõe à abertura ao novo e ao modo colaborativo limitado ao nível local.
faculta ao professor a utilização do conhecimento e da mobilização de sentimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas simples da vida cotidiana, do exercício parcial da cidadania.