Segundo a BNCC, as “competências” são definidas como a mobilização de conhecimentos — conceitos e procedimentos — e habilidades — práticas, cognitivas e socioemocionais. Acerca de tal temática, o referido documento estabelece que:
As competências gerais da Educação Básica se expressam nas áreas, as quais estão articuladas às competências específicas exclusivamente para o Ensino Fundamental - havendo adequações necessárias ao atendimento das especificidades de formação.
O desenvolvimento das competências específicas de área é relacionado ao conjunto de habilidades que representa as aprendizagens essenciais a serem garantidas somente aos estudantes do Ensino Médio.
Cada área do conhecimento apresenta competências específicas, cujo desenvolvimento deve ser promovido ao longo da etapa de ensino, tanto no âmbito da BNCC como dos itinerários formativos das diferentes áreas.
As competências específicas são facultativas para o desenvolvimento dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visto ser obrigatório a tal público a compreensão dos fenômenos naturais e o desenvolvimento de habilidades de escrita.
Cada área do conhecimento explicita seu papel na formação integral dos estudantes do Ensino Médio e destaca particularidades no que concerne ao tratamento de seus objetos de conhecimento, considerando as características do alunado.