Segundo Lück (2009), monitoramento e avaliação são duas faces de uma mesma moeda, que representa o cuidado e o interesse por determinar a qualidade efetiva do trabalho realizado. Verifica-se que monitoramento e avaliação em educação, embora constituam-se em processos essenciais de gestão, não são práticas comuns em escolas e apenas recentemente estão sendo adotados como práticas na gestão de sistemas de ensino. O monitoramento é uma atividade inerente à gestão realizada de forma contínua, sistemática e regular, visando determinar em que medida a implementação do plano ou projeto está sendo feita, de acordo com o planejado e com as melhores possibilidades para a realização dos objetivos propostos. Já a avaliação constitui-se no processo de medida e julgamento dos resultados parciais obtidos durante a realização de um plano ou projeto e os integrados ao seu final. Sobre o exposto e, ainda, considerando um diretor quando realiza um monitoramento em sua escola, são ações corretas, EXCETO:
Prestar contas dos resultados das ações realizadas.
Analisar a eficiência dos processos e ações desencadeadas.
Manter mapas de registro do histórico do cotidiano escolar.
Identificar a necessidade de realização de ações alternativas não previstas na fase de planejamento.