A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, destinada a crianças de zero a cinco anos. Essa fase é fundamental para o desenvolvimento integral, valorizando o brincar, a interação social e o estímulo ao pensamento criativo. Por meio de práticas pedagógicas adequadas, a educação infantil promove o crescimento emocional, cognitivo, físico e social, preparando as crianças para as próximas etapas educacionais e para a vida em sociedade. Os estudos e contribuições da psicologia e de renomados educadores tiveram um impacto significativo na educação infantil, moldando profundamente as práticas pedagógicas e a compreensão do desenvolvimento infantil. Suas teorias e abordagens inovadoras revolucionaram a forma como entendemos e atuamos na educação das crianças pequenas. Relacione adequadamente as contribuições descritas a seguir.
I. Enfatizava a importância do brincar e da atividade lúdica no desenvolvimento integral das crianças. Seu conceito de Kindergarten introduziu o uso de atividades baseadas em jogos e materiais educativos específicos, como os blocos de construção, valorizando a exploração, a criatividade e a expressão individual das crianças.
II. Trouxe uma visão revolucionária ao destacar a construção ativa do conhecimento pelas crianças. Sua teoria evidencia a necessidade de experiências desafiadoras e de resolução de problemas para promover o desenvolvimento intelectual.
III. Defendia a ideia de que as crianças possuem uma capacidade inata para aprender e se desenvolver. Seu método valoriza a autonomia e a independência das crianças, utilizando um ambiente preparado e materiais educativos específicos para promover a aprendizagem autodirigida, a concentração e o desenvolvimento integral da criança.
IV. Propôs uma abordagem prática e centrada no aluno, incentivando a expressão criativa e o trabalho colaborativo. Introduziu métodos como a imprensa na escola, diários de classe e correspondência entre alunos, enfatizando a comunicação, a liberdade de expressão e a importância do trabalho manual e intelectual.
A sequência está correta em
I. Mikhail Bakhtin II. Vygotsky III. Pestalozzi IV. Malaguzzi
I. Friedrich Froebel II. Vygotsky III. Pestalozzi IV. Malaguzzi
I. Célestin Freinet II. Jean Piaget III. Mikhail Bakhtin IV. Friedrich Froebel
I. Friedrich Froebel II. Jean Piaget III. Maria Montessori IV. Célestin Freinet