Imagem de fundo

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, destinada a crianças de zero...

Questão 38

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, destinada a crianças de zero a cinco anos. Essa fase é fundamental para o desenvolvimento integral, valorizando o brincar, a interação social e o estímulo ao pensamento criativo. Por meio de práticas pedagógicas adequadas, a educação infantil promove o crescimento emocional, cognitivo, físico e social, preparando as crianças para as próximas etapas educacionais e para a vida em sociedade. Os estudos e contribuições da psicologia e de renomados educadores tiveram um impacto significativo na educação infantil, moldando profundamente as práticas pedagógicas e a compreensão do desenvolvimento infantil. Suas teorias e abordagens inovadoras revolucionaram a forma como entendemos e atuamos na educação das crianças pequenas. Relacione adequadamente as contribuições descritas a seguir.


I. Enfatizava a importância do brincar e da atividade lúdica no desenvolvimento integral das crianças. Seu conceito de Kindergarten introduziu o uso de atividades baseadas em jogos e materiais educativos específicos, como os blocos de construção, valorizando a exploração, a criatividade e a expressão individual das crianças.

II. Trouxe uma visão revolucionária ao destacar a construção ativa do conhecimento pelas crianças. Sua teoria evidencia a necessidade de experiências desafiadoras e de resolução de problemas para promover o desenvolvimento intelectual.

III. Defendia a ideia de que as crianças possuem uma capacidade inata para aprender e se desenvolver. Seu método valoriza a autonomia e a independência das crianças, utilizando um ambiente preparado e materiais educativos específicos para promover a aprendizagem autodirigida, a concentração e o desenvolvimento integral da criança.

IV. Propôs uma abordagem prática e centrada no aluno, incentivando a expressão criativa e o trabalho colaborativo. Introduziu métodos como a imprensa na escola, diários de classe e correspondência entre alunos, enfatizando a comunicação, a liberdade de expressão e a importância do trabalho manual e intelectual.


A sequência está correta em

A

I. Mikhail Bakhtin II. Vygotsky III. Pestalozzi IV. Malaguzzi

B

I. Friedrich Froebel II. Vygotsky III. Pestalozzi IV. Malaguzzi

C

I. Célestin Freinet II. Jean Piaget III. Mikhail Bakhtin IV. Friedrich Froebel

D

I. Friedrich Froebel II. Jean Piaget III. Maria Montessori IV. Célestin Freinet