Ao prestar primeiros-socorros em caso de fratura, é preciso saber como agir para que a lesão não seja agravada. NÃO corresponde a uma conduta correta de primeiros-socorros em caso de fratura:
É importante nunca transportar alguém com suspeita de fratura sem imobilizar a região lesada.
Em fraturas não-expostas, deve-se colocar o membro afetado na posição mais natural possível, sem causar desconforto à pessoa. Deve-se imobilizar o local da fratura e também as articulações próximas acima e abaixo da área afetada.
Para imobilizar o membro lesionado, deve-se usar talas de papelão, jornais dobrados, cabos de vassoura, bengalas, galhos de árvore etc. As talas deverão ter comprimento suficiente para ultrapassar e imobilizar (tirar o movimento) duas articulações (juntas), acima e abaixo da fratura.
Nas fraturas expostas, o controle de eventuais hemorragias deve ser feito colocando um lenço ou pano limpo sobre o ferimento e apertando-o firmemente com uma das mãos ou ambas. Se não houver tecido algum, deve-se fechar o ferimento com a mão ou com os dedos, pressionando a articulação acima da fratura.