Justiça ocupacional e participação social são termos utilizados por terapeutas ocupacionais e cientistas ocupacionais para nortear, construir e informar suas práticas, pesquisas e produções teóricas.
(Silva & Oliver, 2022, p. 02.)
Sobre o termo “justiça ocupacional”, assinale a afirmativa correta.
Propõe o envolvimento em ocupações como um direito e uma necessidade humana que deve contribuir positivamente para a saúde e o bem-estar de indivíduos e comunidades.
Pode ser um caminho possível para construir ações e debates em torno da existência, dos problemas ou da falta de possibilidades para ser e fazer e de equidade nas oportunidades de acesso aos direitos ocupacionais, civis, políticos e sociais.
Corresponde às relações de convivência entre as pessoas, familiares, pares e grupos; à liberdade de circulação e acesso aos espaços; ao engajamento em atividades (ou ocupações) da vida cotidiana; e, ao engajamento na vida pública e política.
Em sua dimensão teórico-conceitual e prática pode ser um caminho possível para construir ações e debates em torno da existência, dos problemas ou da falta de possibilidades para ser e fazer e de equidade nas oportunidades de acesso aos direitos ocupacionais, civis, políticos e sociais.