A respeito da ocupação humana e dos primeiros habitantes do continente americano, assinale a alternativa INCORRETA.
A explicação mais aceita no meio científico é a de que os primeiros grupos humanos teriam vindo da Ásia e entrado na América através do Estreito de Bering congelado.
Uma das principais teorias sobre a ocupação humana na América é o desenvolvimento da “cultura de Clóvis”, no estado do Novo México, nos EUA, que teria ocorrido entre 15 mil e 12 mil anos atrás, considerando que estes apresentavam traços físicos semelhantes aos das populações asiáticas.
Uma nova teoria a partir da análise de sítios arqueológicos em outros locais da América revela características físicas diferentes das populações asiáticas, ficando mais próximas das populações da Oceania e da África, o que apontaria à chegada do homem pelo mar da Oceania e das Ilhas do Oceano Pacífico.
De acordo com os estudos arqueológicos, a América primeiramente recebeu humanos da espécie Erectus e, posteriormente, a do Homo Sapiens, que migraram para o continente americano após terem saído do continente africano e passado pelo asiático.
Há, ainda, uma terceira teoria, defendendo que houve não apenas uma, mas diversas ondas migratórias para a América, ocorridas em datas diferentes e compostas de grupos oriundos tanto da Ásia quanto da Oceania.