Na leitura de uma partitura, os compassos dividem a música em trechos com intervalos de tempo definidos com base em sons e pausas. Cada compasso tem uma duração que é dada por uma quantidade de tempos predefinidos e a quantidade de tempos de cada som é representada por símbolos, conforme descrito no quadro a seguir:
Símbolo | Nome | Duração |
Semibreve | 4 tempos | |
Mínima | 2 tempos | |
Semínima | 1 tempo | |
Colcheia | 21 tempo |
Considere um programa que gere aleatoriamente uma música dividida em compassos que totalizam 4 tempos cada, composta apenas por sons, ou seja, não existem pausas. Assim, esse programa irá gerar composições conforme os exemplos a seguir, todos totalizando 4 tempos:
Exemplo 1 | 4 = 4 tempos | |
Exemplo 2 | 2 + 2 = 4 tempos | |
Exemplo 3 | 1 + 1 + 1 + 1 = 4 tempos | |
Exemplo 4 | 1 + 1 + 2 = 4 tempos | |
Exemplo 5 | 1 + 2 + 1 = 4 tempos | |
Exemplo 6 | 21+21 + 1 +2 =4 tempos | |
Exemplo 6 | 21+1+2+21=4 tempos | |
... | ... | ... |
Esse programa gerou todas as combinações possíveis dos símbolos anteriores que podem formar um compasso de 4 tempos, sendo que cada um dos compassos gerados tem uma configuração única, de modo a ser impossível encontrar dois compassos idênticos.
Sendo assim, selecionando aleatoriamente um compasso desta música, a probabilidade de se encontrar nele pelo menos uma semínima está compreendida entre:
55% e 65%.
65% e 75%.
75% e 85%.
85% e 95%.