“Os brinquedos populares aparecem em todas as sociedades, desde as mais remotas, pois o brinquedo é considerado peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e coordenação motora da criança. Além de agir de forma interativa com o mundo de fantasias infantis, ele aproxima a criança da realidade social em que vive. O brinquedo artesanal possui uma identidade cultural e encanta todas as crianças, ricas ou pobres, de quaisquer idades ou classes sociais, uma vez que é universal a necessidade de jogar e brincar experimentada pela criança”, segundo Melo e Rodriguez (2012, p. 161-162).
Fonte: MELO,Antônio Sérgio Tavares de; RODRIGUEZ, Janete Lins. Paraíba: desenvolvimento econômico e a questão ambiental. 3. ed. João Pessoa: Grafset, 2012.
Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa cuja afirmação identifica o conceito de “brinquedo popular” no contexto do artesanato paraibano.
Os brinquedos populares paraibanos mais conhecidos são carrinhos (de madeira e lata), bonecas de pano, bonecos (de barro e de madeira), mobiliário, bola de meia, bola de gude, peteca, pipa, pião, patinete, ossinhos, carrosséis e video game .
Os brinquedos animados, a produção dos teares manuais, do flandre e outros metais, a arte do couro, da cerâmica e da machetaria, os rendilhados e o aproveitamento de softwares , tudo se incorpora atualmente à dinâmica do artesanato paraibano.
A inventividade de artistas como Antônio Felismino e Pedro Vilarim, que dão vida e movimento a bonecos através de movimentos mecânicos, atualizando, assim, o velho boneco cibernético.
O brinquedo popular é fruto de uma resistência cultural, extraído das formas eruditas e folclóricas. Forma um conjunto de elementos do imaginário infantil encontrado em todas as regiões brasileiras, cujas dinâmica e forma são determinadas pelo regionalismo e natureza ambiental.
Os brinquedos produzidos artesanalmente nunca são criativos, estimulando a produção artesanal e valorizando os artesãos em suas atividades, em busca de um equilíbrio entre o tradicional e o contemporâneo.