A parada cardiorrespiratória corresponde à principal e mais grave manifestação de urgência dentro de um consultório odontológico, haja vista elevada morbimortalidade. A realização imediata de ressuscitação cardiopulmonar contribui sensivelmente para o aumento das taxas de sobrevivência das vítimas de parada cardíaca. De acordo com a I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a sequência CORRETA do Suporte Básico a Vida é:
Chame ajuda, avalie a segurança do local, avalie a responsividade e respiração da vítima, cheque o pulso e inicie ciclos de 30 compressões e 2 ventilações.
Avalie a responsividade e respiração da vítima, chame ajuda, avalie a segurança do local, inicie ciclos de 30 compressões e 2 ventilações e cheque o pulso.
Avalie a segurança do local, avalie a responsividade e respiração da vítima, chame ajuda, cheque o pulso e inicie ciclos de 30 compressões e 2 ventilações.
Avalie a segurança do local, avalie a responsividade e respiração da vítima, cheque o pulso e inicie ciclos de 30 compressões e 2 ventilações, chame ajuda.