O que implica o sistema da polis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. [...]
Era a palavra que formava, no quadro da cidade, o instrumento da vida política; é a escrita que vai fornecer, no plano propriamente intelectual, o meio de uma cultura comum e permitir uma completa divulgação de conhecimentos previamente reservados ou interditos. Tomada dos fenícios e modificada por uma transcrição mais precisa dos sons gregos, a escrita poderá satisfazer essa função de publicidade porque ela própria se tornou, quase com o mesmo direito da língua falada, o bem comum de todos os cidadãos.
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2015.
A partir da discussão expressa no texto, o que um estudante do Ensino Fundamental II precisa saber para estabelecer conexões entre os modos de vida do passado e do presente?
Identificar que a palavra é fundamental para a participação na vida pública e para o exercício da cidadania.
Compreender a dinâmica imperialista existente em sociedades distintas a partir do domínio da linguagem.
Relacionar o uso da escrita à fundação da vida em sociedade e dos instrumentos de poder da vida pública.
Reconhecer que a vida pública é construída por meio da vivência intelectual de um grupo seleto de cidadãos.
Analisar como a propagação de informações desempenha um papel secundário na organização da vida política.