A perda da estrutura dentária pode ocorrer após a sua formação por vários fatores, além dos casos relacionados com cáries e traumas. Um dos fatores relacionados com o aumento dessas perdas estruturais e desgastes vem ocorrendo, segundo os pesquisadores, devido à população adulta manter mais dentes naturais ao longo da vida do que ocorria antigamente, com perdas e extrações precoces. Hábitos, estilo de vida e alimentação também são fatores que influenciam no panorama odontológico atual. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
A abfração se apresenta como defeitos em forma de cunhas limitadas à região cervical dos dentes e pode se assemelhar à abrasão cervical ou à erosão. São defeitos profundos, estreitos, e em forma de V e, geralmente, acometem um único dente, não atingindo os dentes adjacentes.
Erosão consiste na perda da estrutura dentária causada por um processo químico não bacteriano. O termo deriva do latim erosum, que significa corrosão, e implica na destruição progressiva de uma superfície por um processo eletrolítico ou químico.
A erosão proveniente da exposição dentária a secreções gástricas é chamada de perimólise. Normalmente ocorrem por regurgitação involuntária crônica (por exemplo: hérnia de hiato, esofagite, alcoolismo crônico e gestação) ou regurgitação voluntária, proveniente de, por exemplo, distúrbios psicológicos, bulimia e ocupações que requerem baixo peso corporal.
A abrasão consiste na perda patológica da estrutura dentária ou restauração pela ação mecânica de um agente externo. A causa mais comum da abrasão é a escovação dentária que combina elementos abrasivos nos dentifrícios e escovação com pressão e horizontal.
Atrição é a perda da estrutura dentária causada pelo contato entre os dentes durante a oclusão e a mastigação. Algum grau de atrição é fisiológico e o processo se torna mais perceptível com o aumento da idade, porém quando a quantidade de perda dentária é extensa e ocorre o comprometimento estético e a função, o processo pode ser considerado patológico. Outros itens frequentemente associados à atrição dentária incluem hábitos de colocar entre os dentes objetos como lápis, palitos de dentes, cachimbo e outros.