A psicopedagogia preventiva focaliza os pais na medida em que estes podem detectar alguns dos problemas dos filhos e buscar as orientações adequadas na própria escola, antes que tais problemas sejam naturalizados no contexto familiar e escolar.
Os pais podem colaborar para a aprendizagem, ao observar o comportamento e as atitudes dos filhos, tais como:
lentidão para executar tarefas, expressão difusa do pensamento, preferência por vídeo games, baixo rendimento, promoção de série, recusa de ajuda da professora ou dos pais para realizar as tarefas escolares.
preferência por vídeo games, baixo rendimento, promoção de série, desinteresse pela escola, baixo rendimento, repetências, dependência exagerada da professora ou dos pais para realizar as tarefas escolares.
lentidão para executar tarefas, promoção de série, desinteresse pela escola, baixo rendimento, repetências, recusa de ajuda da professora ou dos pais para realizar as tarefas escolares.
promoção de série, expressão difusa do pensamento, desinteresse pela escola, baixo rendimento, repetências, recusa de ajuda da professora ou dos pais para realizar as tarefas escolares.
lentidão para executar tarefas, expressão difusa do pensamento, desinteresse pela escola, baixo rendimento, repetências, dependência exagerada da professora ou dos pais para realizar as tarefas escolares.