Prefeitura de Seringueiras - Psicopedagogo - 2019
Questão 33
33
Q1664562
Pedagogia Piaget
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo - IBADE
Prova: IBADE - Prefeitura de Seringueiras - Prefeitura de Seringueiras - Psicopedagogo

A pergunta fundamental, que Piaget formulou pela primeira vez aos 15 anos de idade (em 1911), orientou suas pesquisas ao longo de toda a sua vida: como o ser vivo consegue adaptar-se ao meio ambiente? A partir dessa pergunta surge o problema da adaptação biológica ao problema do conhecimento, chegando a duas de suas ideias centrais. A primeira é que a adaptação biológica de todo organismo vivo, assim como toda conquista intelectual, se faz através da assimilação de um dado exterior, no sentido de transformação. O conhecimento não é uma cópia, mas uma integração em uma estrutura mental preexistente que, ao mesmo tempo, vai ser mais ou menos modificada por esta integração. A segunda ideia central é que:

A

as relações afetivo-cognitivas partem de uma integração estruturada à posteriori que, em consequência, se altera, literalmente, com a cognição.

B

as demandas de aprendizagem reiteram o fenômeno considerado, para estabelecer multipluralidades no cotidiano.

C

os fatores normativos do pensamento correspondem às relações e às necessidades de equilíbrio que se observam no plano biológico.

D

a forma com a qual o professor ensina define o objetivo do conteúdo programático auferido nas avaliações periódicas.

E

o axioma e seus corolários são decorrentes da metaciência positivista e, desta forma, garantem o processo ensino-aprendizagem.