Magda Soares integra o conceito de alfabetização ao de letramento, no livro intitulado Alfaletrar, no qual apresenta o contexto da prática docente que comprovadamente elevou os índices de qualidade e equidade de escolas públicas de uma cidade em Minas Gerais. Considerando suas proposições gerais e o contexto retratado, leia as assertivas a seguir:
I- Tecnologias digitais nas práticas de ensino voltadas para alfaletrar foram a principal ferramenta utilizada em sua atuação/pesquisa para o sucesso dos índices.
II- A falta de biblioteca escolar era o fator que explicava o fracasso na aquisição das habilidades de leitura e escrita das crianças de escolas públicas.
III- O enfoque na aprendizagem aliada às metas coletivas interferiu na melhoria dos índices de qualidade das escolas.
IV- O investimento em desenvolvimento profissional docente, com análise e enriquecimento de práticas de ensino, foram elementos importantes para a mudança da qualidade do ensino.
V- Diagnósticos periódicos de aprendizagem criados e aplicados pelo sistema de ensino também atuam como um importante fator de interferência na elevação da qualidade da aprendizagem nas turmas de estudantes no ciclo de alfabetização e letramento.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
V.
III e IV.
I e II.
II.
IV e V.