- Veterinário - 2007
Questão 11
11
Q46030
Veterinária Suinocultura
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2007
Banca: MULT-SAI -
Prova: MULT-SAI - Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz - Veterinário

O Brasil, como importante exportador de produtos de origem animal, obriga-se ao cumprimento de exigências de países importadores, definidas em análises de risco de cada produto em um dado momento. A mudança no enfoque de risco, com a aceitação das áreas livres em países contaminados, influi muito na evolução das campanhas sanitárias regionais, incentivando cada região a buscar melhor estado sanitário, com o objetivo de atingir mercados consumidores mais exigentes.

Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta:

A

A condição de área livre de peste suína clássica da região Sul implica vacinação de todos os suínos, pelo menos uma vez ao ano;

B

Segundo o Código Zoosanitário Internacional, a análise de risco considera a avaliação da difusão, da exposição ao agente e as conseqüências da enfermidade. Na estimativa de risco os serviços veterinários têm peso secundário, pois a avaliação de risco considera a regionalização e a vigilância contínua da saúde animal como indicadores essenciais.

C

A freqüência da enfermidade objeto da análise de risco, mesmo estando dentro das expectativas previstas no estudo de sua endemicidade, tem peso relativo para a avaliação final do risco.

D

A rastreabilidade dos produtos de origem animal tornouse uma exigência de mercado, como resultado da conscientização do consumidor. O aparecimento da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) e a sua correlação com o aumento da freqüência da enfermidade de Creutzfeldt Jacob em humanos mais jovens, foi uma das causas que mais contribuiu para o surgimento dessa exigência.