Entendendo que, nos principios filosóficos, são trazidas as concepções de mundo, dos principios mais abrangentes do ser humano, da comunidade e do que compreende o movimento sobre a educação, é correto afirmar que
a educação para o trabalho e a cooperação; o ser humano se educa e educa o próximo, modificando-se em todas as etapas de sua existência, mas de formas diferenciadas em cada etapa, e de diferente maneira para cada um. A educação não é uma ação somente do intelecto.
a educação para a transformação social, sendo um desenvolvimento educativo que se intercala com os procedimentos da comunidade que quer modificar a estrutura recente da sociedade de hoje, expressa uma proposta educativa na perspectiva da contra-hegemonia.
a educação compreendida como um processo permanente de formação e transformação humana, que traz a educação pensada para a vivência e que auxilia a resolver as dificuldades existentes, podendo auxiliar na elaboração de verdadeiras mudanças de continuidade com virtude de vida no campo.
a educação com valores humanistas e socialistas expressa a preocupação com a formação permanente e unilateral do ser humano, é uma ação do sentimento e da efetividade que necessitam estar em acordo na realização de se educar.
a educação voltada para as várias dimensões da pessoa humana quer auxiliar no desenvolvimento humano, necessitando de uma educação que se contraponha aos valores dominantes, chamando de valores humanistas e socialistas aqueles valores, então, que colocam, no centro dos processos de transformação, a pessoa humana e sua liberdade.