Imagem de fundo

Em relação à avaliação nos anos iniciais a partir do Referencial Curricular Gaúcho, ana...

Questão 38

Em relação à avaliação nos anos iniciais a partir do Referencial Curricular Gaúcho, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A avaliação não pode ser compreendida como algo à parte, isolado, já que tem subjacente uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica.

( ) A formação profissional do sujeito que ocupa o papel de quem avalia não confere legitimidade técnica à avaliação, já que qualquer pessoa pode fazer as vezes de avaliador.

( ) Sendo parte de um processo maior, a avaliação deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo.

( ) A avaliação precisa ocorrer concomitantemente e vinculada ao processo de aprendizagem, numa perspectiva interacionista e dialógica, atribuindo ao estudante e a todos os segmentos da comunidade escolar a responsabilidade do processo de construção e avaliação do conhecimento.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A

V – V – V – F.

B

V – F – V – V.

C

V – F – F – V.

D

F – V – F – F.

E

F – F – V – V.