SAEB - Professor - Área: Sociologia - 2018
Questão 41
41
Q1142878
Sociologia (Ciências Sociais) Teorias sociológicas e Autores
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas - FCC
Prova: FCC - SAEB - Secretaria da Administração do Estado da Bahia - Professor - Área: Sociologia

Sociologia e sociedade industrial mantêm relações sumamente estranhas. Por um lado, a Sociologia nasceu na sociedade industrial; apareceu e adquiriu importância como consequência da industrialização. Mas, por outro lado, a ‘sociedade industrial’ é a filha mimada da Sociologia, seu próprio conceito pode ser considerado um produto da moderna ciência social. A mútua paternidade é causa de uma relação de parentesco paradoxal e desconhecida inclusive entre os antropólogos. Precisamente por isso parece aconselhável analisar mais detidamente as relações da Sociologia com a sociedade industrial, mitos muito pouco discutidos.


(DAHRENDORF, Ralf. Sociologia e sociedade industrial. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade – Leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1994, p. 118-125)




A respeito da Sociologia como disciplina científica, a que faz referência o trecho acima, é correto afirmar:


A

Trata-se de momento especial na evolução do pensamento humano, no qual se buscava exprimir em ideias e conceitos o mundo ultraterreno no qual se acreditava.

B

O surgimento da moderna noção de igualdade dos cidadãos perante o Estado e a formação das classes sociais segundo a posição econômica de seus membros são temas e conceitos relacionados à Sociologia como disciplina científica.

C

A Sociologia foi o resultado de uma reação à tentativa de desnaturalizar os fatos da vida social de modo a conservar os valores predominantes na sociedade europeia da época.

D

Formou-se um campo de reflexão sistemática, independente dos envolvimentos práticos na vida política e alheio às estruturas econômicas circundantes, postura que originou instituições imparciais, comprometidas apenas com a verdade científica.

E

O conceito “sociedade industrial” diz respeito à neutralidade da forma científica forjada pela Sociologia para demarcar as novidades que emergiam no momento de seu próprio surgimento.