O infarto do miocárdio é definido como necrose miocárdica em uma condição clínica consistente com isquemia miocárdica. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
Os infartos anteriores tendem a ser maiores e estão associados de prognóstico pior que os infartos inferoposteriores. Eles geralmente ocorrem por obstrução da artéria coronária esquerda, especialmente da artéria descendente anterior; infartos póstero-inferiores refletem obstrução da artéria coronária direita ou artéria circunflexa esquerda dominante.
A angiografia coronariana, na maioria das vezes, combina diagnóstico e intervenção coronária percutânea (ICP). Quando possível, angiografia coronariana de emergência e intervenção percutânea são realizadas o mais rápido possível após o início do infarto agudo do miocárdio (ICP primária). Frequentemente, o infarto é realmente evitado quando o tempo entre a dor e a ICP é curto (< 12 horas).
Infarto do ventrículo direito geralmente resulta de obstrução da coronária direita ou uma artéria circunflexa esquerda dominante; é caracterizado por pressão de enchimento do ventrículo direito diminuída, muitas vezes com regurgitação pulmonar grave, mas sem alteração significativa do débito cardíaco.
O infarto inferoposterior provoca algum grau de disfunção do ventrículo direito em cerca da metade dos pacientes, e provoca alteração hemodinâmica em 95%. Deve-se considerar a disfunção do ventrículo direito em qualquer paciente que desenvolva infarto inferoposterior e redução da pressão venosa jugular, com hipotensão ou choque.