No quarto parágrafo, são confrontadas duas posições opostas sobre o surgimento do videoteipe, que podem ser assim sintetizadas:
ao possibilitar que se refizesse determinada cena, o videoteipe passou a permitir o aperfeiçoamento do desempenho do ator, mas isso se deu em detrimento da força que advinha da representação ao vivo.
na medida em que acabou com a representação ao vivo, o videoteipe foi também responsável pelo enfraquecimento da performance do ator, pois a qualidade do que fazia era colocada em segundo plano.
embora tenha contribuído para o aperfeiçoamento do trabalho do ator, o videoteipe acabou levando ao desinteresse do público por atuações cada vez mais repetitivas e previsíveis.
a necessidade de que as cenas fossem refeitas inúmeras vezes foi o grande problema trazido pelo videoteipe, mas isso acabou por se refletir numa inquestionável melhoria do desempenho dos atores.
à medida que desaparecia a representação ao vivo, desapareciam também as grandes interpretações, já que os atores passavam a se preocupar com detalhes técnicos e não com o que haviam aprendido no teatro.