SES SP - Residência em Nutrição - Área:Atenção à Terapia Intensiva - 2021
Questão 40
40
Q1648160
Nutrição Nutrição Materno-Infantil
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento - IADES
Prova: IADES - SES SP - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Residência em Nutrição - Área: Atenção Urgência

Uma lactente de 10 meses de vida recebeu aleitamento materno exclusivo até o 6o mês de vida com posterior introdução de alimentação complementar. Apresenta abdome protuberante e hipoglicemia com poucas horas de jejum (< 3 horas), além de palidez, fome excessiva, sudorese e episódios de crises convulsivas. Apresentou comprimento baixo para a idade a partir do 5o mês de vida e peso baixo para a idade a partir do 4o mês de vida. Foi realizada investigação para erro inato do metabolismo, fechando-se o diagnóstico para glicogenose tipo Ia. Considerando esse caso clínico, assinale a alternativa correta.

A

Com o diagnóstico de glicogenose tipo Ia, os alimentos complementares só devem ser introduzidos na dieta após 12 meses de vida e com supervisão médica.

B

Uma dieta rica em fontes de carboidrato simples, tais como sacarose, frutose e galactose, é recomendada.

C

As refeições devem ter intervalos longos para evitar quadros de hiperglicemia, comuns em pacientes com glicogenose tipo I.

D

O amido de milho cru tem sido utilizado como fonte de carboidrato para pacientes com glicogenose tipo Ia após o 8o mês de vida.

E

O único objetivo do tratamento dietético é a correção da hipoglicemia.