SES SP - Residência em Psicologia - Área: Saúde da Família - 2021
Questão 38
38
Q1616437
Psicologia Psicologia da Saúde
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento - IADES
Prova: IADES - SES SP - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Residência em Psicologia - Área: Saúde da Família

O contexto da atenção à saúde é, pois, pautado pela complexidade. Está transversalizado pelas construções de cada disciplina e de cada saber – seja popular ou acadêmico – e pela ideia persistente da dificuldade de diálogo entre os diferentes atores envolvidos no processo.

SEVERO, S. B.; SEMINOTTI, N. Integralidade e transdisciplinaridade em equipes multiprofissionais na saúde coletiva. In: Ciências e saúde coletiva. V. 15, n. supl., pp. 1685-1698, 2010, com adaptações.


Tendo em vista o tema do texto, a respeito de elementos atinentes à multi, inter e transdisciplinaridade nas equipes de saúde, assinale a alternativa correta.

A

A reorientação das práticas em saúde, preconizada pela Política Nacional de Humanização, institui uma lógica de trabalho em equipe pautada unicamente na transdisciplinaridade.

B

A transdisciplinaridade é um processo linear e consequência do desenvolvimento de equipes multiprofissionais.

C

A junção de experiências multidisciplinares e interdisciplinares dá origem a práticas transdisciplinares. Essas são o atual modelo de atuação da Estratégia Saúde da Família.

D

A transdisciplinaridade configura-se como um paradigma complexo, atravessado por características como inteligência analítica, lógica binária e inclusão de valores.

E

A transdisciplinaridade supõe a possibilidade de não haver prevalência de uma única lógica, mas sim a integração dos saberes, considerando elementos lógicos, ontológicos e complexos.