O termo diabetes mellitus descreve doenças de metabolismo anormal de carboidratos caracterizadas por hiperglicemia. Sobre essa patologia, é correto afirmar que:
os sintomas clássicos de hiperglicemia (incluindo poliúria, polidipsia, noctúria, visão turva e perda de peso) são raramente identificados em crianças diabéticas
o diabetes tipo 1 é caracterizado pela destruição autoimune das células alfa pancreáticas, levando à deficiência absoluta de insulina. Ele é responsável por aproximadamente 5 a 10 por cento do diabetes em adultos.
a maioria dos pacientes com diabetes tipo 2 é sintomática na apresentação, com hiperglicemia observada na avaliação laboratorial de rotina, exigindo exames adicionais.
o diabetes tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes em adultos e é caracterizado por hipoglicemia geralmente devido à perda progressiva da secreção de insulina das células beta sobreposta a um contexto de resistência à insulina, resultando em deficiência relativa de insulina.
o diagnóstico de diabetes mellitus é facilmente estabelecido quando um paciente apresenta sintomas clássicos de hiperglicemia (sede, poliúria, perda de peso, visão embaçada) e tem um valor aleatório de glicemia de 200 mg/dL (11,1 mmol/L) ou mais alto.