Homem, 55 anos, deu entrada na emergência hospitalar com quadro de déficit neurológico focal de instalação súbita. Considerando que o caso se trata de uma suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Agudo (2023), analise as assertivas abaixo:
I. A presença de fatores de risco para doenças vasculares deve sempre ser investigada, sendo a hipertensão arterial sistêmica a mais importante para as lesões isquêmicas e hemorrágicas.
II. O método de imagem mais utilizado, mais disponível e de menor custo para a avaliação inicial do AVC isquêmico agudo é a Tomografia Computadorizada (TC) de crânio.
III. A escala de Cincinatti pode ser utilizada como método de triagem apropriada para a avaliação pré-hospitalar. No atendimento hospitalar, deve-se priorizar o uso da National Institute of Health and Stroke Scale (NIHSS), escala que tem grande utilidade diagnóstica, prognóstica e na avaliação sequencial do paciente.
IV. A Ressonância Magnética (RM) é bem mais sensível e precisa na identificação e localização da lesão vascular, especialmente quando são utilizadas técnicas de difusão/perfusão, no entanto, consome um tempo de realização maior que pode ser decisivo para a indicação do tratamento com trombolítico.
Quais estão corretas?
Apenas I e III.
Apenas I e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.