A Linha de Cuidado do Câncer do Colo do Útero tem a finalidade de assegurar à mulher o acesso humanizado e integral às ações e aos serviços qualificados para promover a prevenção do câncer do colo do útero, acesso ao rastreamento das lesões precursoras, ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado, qualificado e em tempo oportuno (Brasil, 2013). De acordo com a orientação do Ministério da saúde o rastreamento do câncer de colo, exceto as recomendações que não se aplicam a mulheres com história prévia de lesões precursoras de câncer do colo uterino, deve seguir algumas recomendações abaixo.
I. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.
II. O início da coleta do Preventivo, deve ocorrer assim que a mulher iniciar sua vida sexual.
III. Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.
IV. Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo semestral. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
I e II
I e III
I, II e III
II, III e IV
I, II, III e IV