UFPR - Residência em Atenção Hospitalar - Área: Atenção Cardiovascular - Especialidade: Psicologia - 2019
Questão 1
1
Q1145485
História História do Brasil
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal do Paraná - FUNPAR NC UFPR
Prova: FUNPAR NC UFPR - UFPR - Universidade Federal do Paraná - Residência em Atenção Hospitalar - Área: Atenção Cardiovascular - Especialidade: Enfermagem

Entre o fim do Império e Primeira República, o Brasil vivia mudanças sociais importantes, que se refletiram sobre as políticas de saúde da época e a assistência médica da população. Levando em consideração as políticas de saúde no Brasil nessa época, é correto afirmar:

A

Devido à falta de saneamento básico, tanto os estratos econômicos mais baixos quanto os mais altos da época sofriam com doenças decorrentes de parasitas intestinais.

B

A medicina oficial da época possuía grande alcance para lidar com os problemas sanitários existentes.

C

Apesar de existir número suficiente de médicos para a população da época, a população ainda recorria a outros agentes de cura sem formação acadêmica, denominados pelos médicos de charlatões.

D

Com a extinção da Fisicatura-mor, os municípios ficaram responsáveis pela assistência à saúde, sendo que suas ações, em grande parte, se resumiam à vacinação antivariólica.

E

Ao final do período imperial, as atividades de saúde passaram a ser centralizadas na capital do Império, o que permitiu melhor assistência à saúde da população de todo o país.