UFPR - Residência em Atenção Hospitalar - Área: Atenção em Oncologia e Hematologia - Especialidade: Serviço Social - 2019
Questão 3
3
Q1145487
Direito Sanitário e Saúde Lei 8.080/1990
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal do Paraná - FUNPAR NC UFPR
Prova: FUNPAR NC UFPR - UFPR - Universidade Federal do Paraná - Residência em Atenção Hospitalar - Área: Atenção Cardiovascular - Especialidade: Enfermagem

Sobre os princípios e diretrizes norteadores do funcionamento do Sistema Único de Saúde, estabelecidos pela Lei Orgânica da Saúde, considere as seguintes afirmativas:

1. Universalidade é a expressão de que todos têm o mesmo direito de obter as ações e os serviços de que necessitam, independentemente de complexidade, custo e natureza dos serviços envolvidos.

2. Igualdade na assistência à saúde reitera que não pode existir discriminação no acesso aos serviços de saúde, ou seja, não é aceitável que somente alguns grupos tenham acesso a determinados serviços e outros não.

3. Integralidade é entendida como um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

4. Equidade se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
D

Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.