Imagem de fundo

A área de recursos humanos (RH) evoluiu ao longo dos anos, de um modelo de gestão de de...

A área de recursos humanos (RH) evoluiu ao longo dos anos, de um modelo de gestão de departamento pessoal burocrático, preocupado em gerir a folha de pagamento e contratações, para um modelo de gestão estratégica, em que as pessoas são vistas como ativos pertencentes à organização e fundamentais para o sucesso desta. Se antes essa área se envolvia apenas com os processos administrativos formais, hoje, ela tem um papel muito importante nas organizações, um papel estratégico. Conforme Chiavenato (1999), a área de RH envolve os seguintes processos:


1. Provisão.

2. Aplicação.

3. Remuneração.

4. Desenvolvimento.

5. Manutenção.

6. Monitoração.


Relacione adequadamente os processos apresentados com os tópicos a seguir.

( ) Relações trabalhistas, higiene, segurança, qualidade de vida no trabalho.

( ) Recrutamento e seleção das pessoas. O RH deve ter critérios de seleção bem definidos, para que este processo ocorra da melhor forma possível.

( ) Salários, programas de incentivos, benefícios têm muito a ver com a valorização do trabalhador.

( ) Ações de treinamento, formação e educação. Para que a organização seja competitiva é necessário investir na qualificação das pessoas, pois são elas que trazem os resultados esperados.

( ) Atividades de registros, de manutenção dos bancos de dados e dos sistemas de informações de RH, controles, frequência, produtividade, balanço social e auditoria em recursos humanos.

( ) Envolve a orientação, a modelagem de cargos e a avaliação de desempenho. Este processo é fundamentalmente estratégico para a organização, pois se refere aos ajustes que são necessários de se fazer e imprescindíveis para um bom desempenho dos funcionários e da organização como um todo.


A sequência está correta em


A

1, 2, 6, 5, 4, 3.

B

2, 6, 5, 4, 3, 1.

C

5, 1, 3, 4, 6, 2.

D

6, 4, 5, 1, 3, 2.