Arquivologia Ciclo Vital dos Documentos Idade corrente

INSTRUÇÃO: Leia a situação hipotética abaixo para responder às questões de 37 a 47. 


A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para receber os Jogos Olímpicos de 2016. A capital fluminense venceu a concorrência com Madri, Tóquio e Chicago entre os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) na eleição em Copenhague, na Dinamarca. Essa será a primeira vez que a América do Sul receberá o evento.

 Vislumbrando a possibilidade de ser um dos locais de treinamentos pré-jogos das Olimpíadas, o Prefeito de Novo Horizonte encaminhou documento para a autoridade máxima da Universidade Federal da Nação Brasileira objetivando discutir a possibilidade de futura parceria para ampliação da pista de atletismo, podendo assim acolher atletas no período que antecede os jogos para adequá-los ao fuso horário do país. 

A pista de atletismo da universidade já segue padrões internacionais, medindo 400 metros de comprimento e 10 metros de largura, porém, como a última reforma foi há 3 (três) anos, faz-se necessária a realização de alguns serviços. O cálculo dessas medidas é feito com auxílio de equipamentos conectados a satélites que são responsáveis por calcular o tamanho da pista durante todo o dia. 

De posse do documento encaminhado pelo Prefeito, a autoridade máxima da universidade reuniu-se com membros de sua equipe de gestão, inclusive com o coordenador do Núcleo de Esportes. Para auxiliar nas futuras tomadas de decisões, o coordenador recorreu ao arquivo e rapidamente localizou na mapoteca a planta da última reforma da pista de atletismo, a qual levou para subsidiar a discussão da equipe. 

A pista da Universidade Federal da Nação Brasileira será também um local de inclusão social a partir de atividades que envolverão a comunidade local, desenvolvendo ações esportivas, como o Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC). 

Outra preocupação da universidade na reforma da pista é com a responsabilidade ambiental. No projeto, por exemplo, a irrigação da área verde será feita a partir de um moderno sistema de drenagem, que deverá reaproveitar cerca de 90% da água da chuva e da própria água utilizada nos períodos de seca. A água utilizada no gramado será filtrada através do próprio material da pista e encaminhada a um reservatório de 100 mil litros, localizado no subsolo.

Na execução de serviços arquivísticos, os documentos devem estar dispostos de forma a servir ao usuário com precisão e rapidez. De acordo com as regras arquivísticas, o documento planta da última reforma estava armazenado no arquivo

  • A.

    corrente, por tratar-se de documento que pode ser consultado como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle e/ou tomada de decisões da administração.

  • B.

    intermediário, por constituir-se documento em curso que pode ser frequentemente consultado como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle e/ou tomada de decisões da administração.

  • C.

    corrente, por constituir-se documento que deixou de ser frequentemente consultado, mas o órgão que o produziu pode ainda solicitá-lo por tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado.

  • D.

    intermediário, por tratar-se de documento que perdeu valor administrativo, mas, em razão de seu valor histórico, constitui-se fonte de pesquisa documental para tomada de decisões.