Questões de Concurso

 
 
Disciplina
Assunto
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.229.604 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em um projeto comunitário, o educador físico busca promover a autonomia dos participantes para que escolham práticas corporais compatíveis com suas preferências e realidades locais.


Essa estratégia se fundamenta na ideia de que o profissional deve:


A

Escolher as atividades com base apenas em critérios técnicos e de performance.


B

Impor um único modelo de exercício para todos os indivíduos.


C

Priorizar apenas a prevenção de doenças, sem considerar aspectos pessoais.


D

Estimular o praticante a tomar decisões conscientes e significativas sobre sua própria prática.


E

Desconsiderar o contexto sociocultural na prescrição das atividades.

Observe o enunciado abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:


A problematização do estudo histórico inicia-se sempre pelo local, que se torna objeto de análise constante, e não mais em apenas uma das séries, dependendo do tema a ser estudado. Para efetivar o estudo do local, a proposta fundamenta-se na história do __________ e apropria-se de seus métodos, com o objetivo de inserir as ações de pessoas comuns - homens, mulheres, crianças e velhos - na constituição histórica, e não exclusivamente as ações de políticos e das elites sociais.


A

emocional


B

classificatório


C

cognitivo


D

espiritual


E

cotidiano

A seleção de conteúdos para o ensino de História envolve tanto a relação com a produção acadêmica da área quanto a adequação à realidade escolar. Considerando essa discussão, avalie as afirmações a seguir:


I – A escolha dos conteúdos depende do domínio da produção historiográfica.

II – A reelaboração e a apropriação do conhecimento histórico na escola devem estar relacionadas aos objetivos pedagógicos

III – O processo de seleção de conteúdos é independente das condições de aprendizagem dos alunos.


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas I e II estão corretas.


B

Apenas II e III estão corretas.


C

Apenas I está correta.


D

Apenas III está correta.


E

I, II e III estão corretas.

A administração de um medicamento pela via intravenosa caracteriza-se, do ponto de vista farmacocinético, por apresentar:


A

efeito de primeira passagem.


B

biodisponibilidade total.


C

absorção lenta.


D

início tardio.

Um paciente em uso crônico de anticoagulante oral apresenta sangramento espontâneo após introdução recente de antibiótico macrolídeo. A interação medicamentosa ocorreu por:


A

inibição enzimática.


B

indução hepática.


C

ligação proteica.


D

excreção renal.

No âmbito do acolhimento institucional de crianças e adolescentes, o Plano Individual de Atendimento (PIA) organiza a intervenção técnica do serviço. Considerando o processo de elaboração do PIA, analise as assertivas a seguir.


I. O PIA é iniciado imediatamente após o acolhimento e compreende, em um primeiro momento, a realização do Estudo da Situação, que subsidia o planejamento das ações a serem desenvolvidas durante o período de acolhimento.

II. A etapa de planejamento do PIA é construída a partir das informações levantadas no Estudo da Situação e deve orientar tanto as ações durante o acolhimento quanto aquelas previstas para o período posterior ao desligamento.


Está correto o que se afirma em:


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

I e II.


D

Nenhuma das assertivas.

Para realizar um corte reto e preciso em uma peça de cerâmica, a ferramenta manual mais adequada é o:


A

Serrote tico-tico, que permite cortes curvos e retos em diversos materiais, incluindo cerâmica.


B

Martelo e talhadeira, que são ferramentas versáteis para quebrar a cerâmica no formato desejado.


C

Lixador angular com disco de corte para porcelanato, que é a única forma de cortar materiais de alta dureza


D

Cortador de cerâmica com ponte de tungstênio, que risca o esmalte para depois realizar a quebra controlada.


E

Alicate de bico, que pode ser usado para cortar pequenas partes da cerâmica com precisão.

A higiene das mãos é a medida mais simples e eficaz para prevenir a contaminação dos alimentos e deve ser realizada antes e após a manipulação de qualquer alimento.


C

Certo


E

Errado

9
Q4326403
Ano: 2026
Prova: Instituto AOCP - SES SC - Psicólogo - Área: Psicologia Hospitalar - 2026

Paciente do sexo masculino, 79 anos, sofreu um AVCH e está internado na UTI hospitalar. Está muito ansioso especialmente por ter ficado com sequelas na fala e não conseguir se comunicar verbalmente. Durante as visitas, os seus familiares ficam muito angustiados, pois percebem que o paciente quer se comunicar, mas não consegue.


Diante desse caso, qual seria a intervenção mais adequada da psicologia hospitalar?


A

Como a fala é o instrumento de trabalho do psicólogo, sem a fala do paciente, não é possível realizar alguma intervenção.


B

Considerando as limitações do paciente na fala, o trabalho do psicólogo se direcionará para os visitantes apenas.


C

A ansiedade do paciente diante da ausência da comunicação verbal somente poderá ser tratada via medicamentosa; diante disso, o psicólogo poderá sugerir a avaliação psiquiátrica.


D

A melhor intervenção a se fazer nesse caso é encorajar os visitantes a tentar entender o que o paciente fala, o que seria mais fácil para eles por terem um vínculo já estabelecido.


E

Diante da limitação verbal, o psicólogo pode buscar alternativas de comunicação, como a escrita ou placas de letras e figuras, colaborando também para diminuir a ansiedade do paciente e de seus visitantes.

A limpeza da cozinha deve ser feita apenas no final do expediente, pois a lavagem durante o preparo dos alimentos pode atrapalhar o processo.


C

Certo


E

Errado

Durante a manutenção preventiva e corretiva em uma rede de supermercados, um eletricista de manutenção depara-se com três cenários distintos nos circuitos de iluminação. Para otimizar o tempo de reparo e garantir a segurança das instalações, ele deve realizar o diagnóstico preciso das causas. Relacione os sintomas observados às suas causas técnicas prováveis:


Coluna 1: Sintoma Observado


1.Oscilação intermitente (apagamento e acendimento) de uma luminária ao sofrer vibração ou acionamento mecânico do interruptor.

2.Redução da intensidade luminosa (fluxo luminoso) perceptível apenas nas unidades situadas na extremidade final de um circuito extenso.

3.Presença de odor característico de polímero aquecido e evidência de carbonização em uma conexão dentro da caixa de passagem.


Coluna 2: Causa Técnica Provável


(__)Queda de tensão excessiva decorrente da impedância do condutor ou subdimensionamento da seção transversal para o comprimento do trecho.

(__)Resistência de contato elevada em conexão física, provocando dissipação térmica por efeito Joule acima do limite suportado pela isolação.

(__)Instabilidade mecânica na conexão (mau contato), resultando em falha na continuidade elétrica de forma aleatória.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo na coluna 2:


A

1 − 2 − 3.


B

1 − 3 − 2.


C

2 − 3 − 1.


D

2 − 1 − 3.


E

3 − 2 − 1.

Em um painel, o eletricista encontra dois resistores de 100 ohm instalados para limitar corrente de um circuito auxiliar. Ele precisa decidir se estão em série ou em paralelo, porque o circuito está aquecendo e o consumo ficou acima do esperado após uma modificação. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.


A

Em série e em paralelo, a resistência equivalente sempre fica 100 ohm, então o aquecimento não muda.


B

Em série, a resistência equivalente sempre diminui, porque os resistores "dividem" a resistência entre si.


C

Em paralelo, a resistência equivalente sempre aumenta, porque há "mais caminho", então a corrente diminui.


D

Em série, a resistência equivalente é 50 ohm; em paralelo, a resistência equivalente é 200 ohm, sem impacto relevante na corrente.


E

Em série, a resistência equivalente é 200 ohm; em paralelo, a resistência equivalente é 50 ohm, alterando bastante a corrente do circuito.

Um aprendiz de eletrotécnica observa que, ao utilizar uma extensão de grande comprimento (30 metros) para alimentar simultaneamente uma serra circular e um aspirador industrial, as ferramentas apresentam perda de torque ("perda de força") e o cabo da extensão sofre um aquecimento excessivo. Considerando as leis da física aplicadas aos condutores elétricos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.


A

O aumento do comprimento do condutor eleva a resistência ôhmica do circuito, o que gera uma queda de tensão acentuada sob carga e dissipa energia em forma de calor pelo efeito Joule.


B

O aquecimento do condutor ocorre exclusivamente devido ao atrito mecânico dos elétrons, não possuindo relação direta com a intensidade da corrente elétrica circulante.


C

A redução do torque das ferramentas motorizadas é um fenômeno puramente magnético, sendo independente da estabilidade da tensão nominal fornecida pela rede.


D

A resistência do cabo é inversamente proporcional ao seu comprimento, portanto, extensões longas deveriam melhorar a entrega de tensão para a carga.


E

A queda de tensão é um fenômeno estático que ocorre apenas quando as ferramentas estão em repouso, desaparecendo no momento em que a corrente atinge seu valor nominal.

Durante a calibração de um transmissor em uma linha de processo, o eletricista precisa registrar a tensão de saída do sensor em diferentes escalas para preencher a ordem de serviço. O manual pede valores em volt, milivolt e microvolt para comparação com leituras anteriores. Analise abaixo:


"Uma leitura de 0,250 volt equivale a____milivolt e também a____microvolt, mantendo o mesmo valor físico."


Após análise, marque a opção que completa CORRETAMENTE a lacuna acima.


A

25; 25000


B

0,25; 250


C

2500; 25000


D

250000; 250


E

250; 250000

O modelo de desenvolvimento atual, marcado pela desigualdade, pela exclusão social e pelo uso intensivo dos recursos naturais, tem provocado elevados níveis de poluição do solo, da água e do ar, além da destruição da biodiversidade e do esgotamento de recursos não renováveis em diversas regiões do planeta. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA.


A

A existência de leis e a fiscalização punitiva são suficientes para conter, por si só, a degradação ambiental.


B

O envolvimento da sociedade é essencial para o enfrentamento dos problemas ambientais.


C

A participação da população é dispensável no controle e na preservação dos recursos naturais.


D

A recuperação e a preservação do meio ambiente devem ser responsabilidade exclusiva dos organismos de Estado.


E

Os problemas ambientais ocorrem significativamente em escala local, com baixas proporções nos impactos globais.

A umidade é um fator essencial no desenvolvimento das (X) . Além de favorecer a captação e o transporte de substâncias, uma vez que não possuem tecidos condutores, a água também é indispensável à reprodução. Os gametas masculinos, chamados anterozoides, são espiralados e biflagelados e nadam na água até alcançar o gameta feminino, a oosfera.


Fonte: MUNFORD, Danusa; FRANCO, Luiz; MATOS, Santer. Ciência viva: Biologia. São Paulo: Scipione, 2024.


Assinale a alternativa que substitui corretamente o (X) no texto.


A

gimnospermas


B

algas


C

briófitas


D

pteridófitas


E

angiospermas

Em 2025, o Ministério da Saúde lançou os novos indicadores da APS do SUS, que servirão como referência para o monitoramento das ações ofertadas pelas equipes nos territórios e fazem parte do incentivo financeiro de melhoria contínua do cuidado. Ao todo, são 15 indicadores, organizados em três blocos: Equipe de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), equipes Multiprofissionais (eMulti) e equipes de Saúde Bucal (eSB). Assinale a alternativa que apresenta um indicador que compõe o bloco das eSB.


A

Cuidado na gestação e puerpério na Atenção Primária à Saúde.


B

Cuidado da Pessoa Idosa.


C

Percentual de crianças livres de cárie.


D

Taxa de exodontia.


E

Taxa de incidência de alterações da mucosa oral.

Em físico-química, a interpretação correta de termodinâmica, equilíbrio e cinética é decisiva para prever direção de processos e velocidade de reação em condições operacionais.


Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e registre V, para Verdadeiras, e F, para Falsas:


(__)Em temperatura constante, uma reação com energia livre de Gibbs padrão (ΔG°) negativa tende a ser espontânea nas condições padrão.

(__)Uma reação pode ser termodinamicamente favorável e ainda assim ocorrer lentamente, se possuir alta energia de ativação.

(__)A constante de equilíbrio (K) de uma reação depende do caminho (mecanismo) pelo qual a reação ocorre.

(__)O catalisador altera a posição do equilíbrio químico porque diminui ΔH° e aumenta K.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, F, F, V.


B

V, V, F, F.


C

F, F, V, V.


D

F, V, V, F.


E

V, V, V, V.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) − Lei Federal nº 8.069/90, consagra a doutrina da proteção integral. No que tange às Medidas de Proteção aplicáveis às crianças e adolescentes sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma dessas medidas.


A

Matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental.


B

Aplicação de multa de três a vinte salários de referência aos pais.


C

Prestação de serviços à comunidade por período não superior a seis meses.


D

Internação em estabelecimento educacional por prazo indeterminado.


E

Suspensão do poder familiar como medida de primeira escolha.

Durante auditoria pedagógica do currículo do Ensino Fundamental de um município, identificou-se a contratação de docentes de Ensino Religioso sem licenciatura em Ciências da Religião ou Pedagogia, mas referendados por autoridade religiosa local, além da previsão de avaliação censitária por desempenho confessional na disciplina. No parecer preliminar, o comitê técnico confrontou a conformidade dessas práticas com o art. 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica - LDB - (redação dada pela Lei nº 9.475/1997) e os princípios gerais aplicáveis à formação docente na Educação Básica pública. A partir desse contexto, analise as afirmativas:


I.A matrícula no Ensino Religioso é facultativa ao estudante, mas sua oferta curricular constitui dever jurídico do sistema público de ensino, integrando a formação básica do cidadão no Ensino Fundamental, desde que assegurado o estudo da diversidade religiosa e vedado o proselitismo — conceito que alcança tanto a prática docente direta quanto critérios avaliativos que convertam o desempenho escolar em chancela estatal de adesão a um credo.

II.A LDB permite que a definição da habilitação docente para o Ensino Religioso seja regulamentada pelos sistemas de ensino, mas exige que essa normatização observe as diretrizes gerais de formação dos profissionais da educação, sendo incompatível com o texto legal a contratação que dispense parâmetros formais de formação docente sob fundamento exclusivo de referendo confessional externo, ainda que sem ônus direto a instituições privadas.

III.A vedação ao proselitismo no Ensino Religioso, expressa na LDB, impõe ao Estado a obrigação de adotar neutralidade epistêmica metodológica, o que significa que o currículo do ER deve abster-se de analisar tradições religiosas por meio de categorias internas de sentido (como conceitos teológicos nativos), restringindo-se apenas a abordagens sociométricas externas baseadas em dados censitários e índices de religiosidade.

IV.A avaliação censitária por desempenho confessional é prática aderente ao art. 33 da LDB, pois a vedação ao proselitismo se limita à propaganda religiosa explícita, não sendo aplicável a matrizes de avaliação que mensurem objetivamente o grau de conformidade do estudante aos pressupostos doutrinários de uma religião presente na comunidade escolar.


É correto o que se afirma em:


A

I e II apenas.


B

III e IV apenas.


C

I, II e IV apenas.


D

II e IV apenas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado