Informática Segurança da Informação Malwares (ameaças e pragas virtuais) Prevenção

Phishing é o tipo de fraude na internet, por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social. Sobre esse assunto, analise as afirmativas.

I - Pharming é um tipo específico de phishing que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos, de forma que, quando ele tenta acessar um site legítimo, o navegador Web é redirecionado para uma página falsa.

II - Por se tratar de uma fraude pouco comum e, na maioria das vezes, inofensiva, descarta-se a utilização de mecanismos de segurança, como programas antimalware, firewall pessoal e filtros antiphishing.

III - Sites de comércio eletrônico ou Internet Banking confiáveis, na maioria das vezes, utilizam conexões seguras, por exemplo HTTPS, quando dados sensíveis são solicitados.

IV - O phishing pode ocorrer por meio do envio de mensagens eletrônicas que tentam se passar pela comunicação oficial de uma instituição conhecida, como um banco, uma empresa ou um site popular.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e IV, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.