Informática Conceitos básicos em Informática Hardware

Considere uma fonte de 450 Watts que, de acordo com as informações do fabricante, é capaz de fornecer 32 amperes na saída de 3.3 V, 35 amperes na saída de 5 V e 14 amperes na saída de 12 V. Um Técnico de Suporte, ciente dos perigos que uma fonte de alimentação pode representar para um microcomputador, afirma corretamente que:
  • A. se a capacidade de fornecimento da fonte é excedida, ao se instalar duas placas 3D de ponta em SLI, por exemplo, todas as fontes disponíveis no mercado, vão se desligar sozinhas depois de algum tempo de uso, sem perda de dados nem danos ao equipamento.
  • B. se a capacidade de fornecimento da fonte é excedida, ao se instalar duas placas 3D de ponta em SLI, por exemplo, todas as fontes disponíveis no mercado, vão se desligar sozinhas depois de algum tempo de uso, sem perda de dados nem danos ao equipamento.
  • C. o processador consome corrente da saída de 5 V, já que a maior parte do fornecimento da fonte é destinada à saída de 5V. A fonte se encarrega de reduzir a tensão antes de fornecê-la ao processador. Atualmente, apenas componentes da placa-mãe e pentes de memória utilizam a saída de 12 V.
  • D. as capacidades reais da fonte são 105.6 Watts na saída de 3.3 V, 175 Watts na saída de 5 V e 168 Watts na saída de 12 V. Os 450 Watts prometidos são apenas um arredondamento da soma das capacidades das três saídas.
  • E. pode-se somar o consumo dos componentes que utilizam a saída de 5 V da fonte. Um HD de 7200 RPM consome de 5 a 10 Watts, cada gravador de CD ou DVD consome 5 Watts, cada cooler consome até 100 Watts e um processador dualcore em full load pode consumir até 150 Watts.