Informática Conceitos básicos em Informática Hardware

Um Técnico de Suporte, ao montar um microcomputador, foi instalar os conectores das portas USB frontais, que são ligados diretamente na placa-mãe. Para instalar estes headers USB, o Técnico
  • A. pode, sem querer, inverter os contatos das portas USB, colocando o polo negativo de alimentação na posição do positivo de dados. Este erro vai provocar apenas um aviso do Sistema Operacional, sem danificar pen-drives ou outros dispositivos eletrônicos conectados nas portas USB.
  • B. deve identificar os conectores na placa-mãe, que são facilmente reconhecíveis por terem 8 pinos. Cada porta USB utiliza 4 pares de pinos, dois para a alimentação e dois para dados, sendo que dentro de cada par, um é o positivo e o outro é o negativo.
  • C. deve saber que uma placa-mãe sempre possui 12 portas USB, 6 portas no painel traseiro e mais 2 headers (6 portas) para a conexão nas portas frontais do gabinete.
  • D. precisa saber que dentro de cada header a ordem dos fios é: VCC (preto), DATA + (branco), DATA − (azul) e GND (vermelho), e o GND fica sempre do lado do oitavo pino, que serve como guia.
  • E. pode utilizar agrupadores para os conectores do painel e das portas USB frontais junto com as placas. Eles são práticos, pois evitam que se fique tentando enxergar as marcações na placa-mãe. Os conectores podem ser plugados no suporte e depois o suporte é encaixado de uma vez na placa-mãe.