Imagem de fundo

Levando em consideração o quinto parágrafo do texto e as orientações da prescrição gram...

Levando em consideração o quinto parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

A

Na fala de Leifert, se em vez de “entendemos a publicidade” se usasse “entendemos o consumo”, seria possível a utilização de “entendemo-la”, a fim de evitar a repetição do substantivo “consumo”.

B

Conforme a prescrição gramatical, a utilização da vírgula é opcional antes do trecho “nos dias de hoje” e recomendada antes do trecho “e entendemos”.

C

O trecho “limitar seu raciocínio” pode ser substituído por “limitar-lhe o raciocínio”, sem que haja prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido.

D

A utilização das vírgulas que isolam “Gilberto Leifert” e “diz Leifert” deve-se ao mesmo motivo, obedecendo às mesmas regras de pontuação, conforme a prescrição gramatical.

E

A mesma relação de sentido estabelecida pela conjunção “pois” na fala de Leifert seria mantida com sua substituição por “de sorte que” ou “na medida em que”.