Imagem de fundo

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical ...

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta referente a trechos do primeiro parágrafo.

A

A oração “a Atalaia chamou-lhe ‘o anjo da consolação’” pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “a Atalaia chamou-a de ‘o anjo da consolação’”.

B

Nas orações: “a Atalaia chamou-lhe ‘o anjo da consolação’ e ‘fazer-lhe perder em um dia o trabalho de longos meses’”, as duas ocorrências do pronome destacado se referem à mesma personagem e exercem a mesma função sintática.

C

No período: “E não se pense que este nome a alegrou, posto que a lisonjeasse”, o pronome destacado indica que o sujeito da oração em que se insere é indeterminado, e a locução conjuntiva destacada pode ser substituída, sem que ocorra prejuízo semântico, por “porque”.

D

Infere-se da leitura do primeiro parágrafo do texto que o motivo de a Atalaia chamar as outras comissárias de “estrelas de primeira grandeza” foi o sentimento íntimo de humildade de Sofia, que, embora tivesse enriquecido, ainda se compadecia das pessoas modestas.

E

As aspas que isolam os apostos “o anjo da consolação” e “estrelas de primeira grandeza” foram utilizadas para indicar que os termos destacados foram utilizados em sentido figurado.