Imagem de fundo

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical ...

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta referente a trechos do quarto parágrafo.

A

No trecho: “Cortou as relações antigas, familiares, algumas tão íntimas que dificilmente se poderiam dissolver”, a substituição da expressão destacada por “poderia ser dissolvida” é correta gramaticalmente, mas implica prejuízo semântico.

B

Nos trechos: “algumas tão íntimas que dificilmente se poderiam dissolver”, “despedir-se sem pesar” e “uma por uma se foram indo as pobres criaturas modestas”, as três ocorrências da palavra destacada têm o mesmo valor semântico.

C

No período: “mas a arte de receber sem calor, ouvir sem interesse e despedir-se sem pesar, não era das suas menores prendas” é permitida a repetição da preposição “de” antes das duas últimas formas de infinitivo e recomendável a flexão no plural da forma verbal destacada.

D

Infere-se que uma das maiores prendas de Sofia era fazer perceber aos amigos menos abastados que eles não tinham a vocação que ela trazia desde a infância: a sutileza de comunicar-lhes, efusivamente, que não poderiam mais estender a amizade.

E

Os termos destacados nos trechos: “Sofia é que, em verdade, corrigia tudo”, “Necessidade e vocação fizeram-lhe adquirir” e “uma por uma se foram indo as pobres criaturas modestas” cumprem a mesma função sintática.