Língua Portuguesa Morfossintaxe do período

TEXTO 12.

 Referência para as questões 23 e 24.

WALL-MART ENFRENTA RESISTÊNCIA EM NOVA YORK

"A Wall-Mart está ansiosa para fazer da cidade de Nova York sua próxima fronteira", disse a porta-voz da empresa na costa leste, mas muitos nova yorquinos pare- cem dispostos a receber a megaloja com tanto entusiasmo quanto uma cidade de fronteira recebe um fugitivo. Pequenas empresas, líderes sindicais, vereadores e até alguns candidatos a prefeito estão se armando para evitar que a Wall-Mart se instale na cidade, agora que a maior varejista do mundo admitiu que quer abrir em 2008 sua primeira loja na ci- dade de Nova York, planejada para o distrito de Rego Park, em Queens. (...) A briga provavelmente será a maior batalha contra uma única loja na história da cidade, porque o movimento trabalhista considera a empresa o inimigo público número 1, por ser tão anti-sindical e porque muitas pequenas empresas temem que dezenas de milhares de consumidores corram para a loja, levando consigo milhões de dólares em negócios. Talvez a maior oposição à Wall-Mart venha das organizações de trabalhadores, que disseram a membros da Câmara Municipal que a empresa paga salários baixos, dá seguro-desemprego para menos da metade dos funcionários, é veementemente contra os sindicatos e enfrenta um enorme processo por discriminação sexual.

 (Folha de São Paulo, 12 de fevereiro de 2005, Caderno Dinheiro)

Marque a alternativa correta em relação ao texto (12) dado.

  • A.

    O vocábulo "discriminação" que ocorre no texto tem o mesmo significado do vocábulo "descriminalização".

  • B.

    O vocábulo anti-social leva hífen assim como o vocábulo anti-natural

  • C.

    A oração "A Wall-Mart está ansiosa" é inadequada na linguagem jornalística uma vez que atribui a um ser inanimado atitudes de seres animados.

  • D.

    A oração "muitos nova yorquinos parecem dispostos a receber" estaria correta gramaticalmente se os verbos se flexionassem da seguinte maneira: "muitos nova yorquinos parece dispostos a receberem".

  • E.

    O vocábulo porque em "porque o movimento trabalhista considera", pode ser trocado pelo vocábulo "contudo" sem alterar o significado da oração