Imagem de fundo

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tr...

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do terceiro e do quarto parágrafos.

A

No trecho: “o direito à escolaridade básica de oito anos é uma conquista social muito recente”, do terceiro parágrafo, a supressão do acento grave não implicaria erro gramatical, mas comprometeria o sentido original proposto pelo autor do texto.

B

No trecho: “relata um dos protagonistas da reforma da época”, do quarto parágrafo, o termo destacado é complemento da forma verbal “relata”, que o precede, e a preposição “de”, contraída com o artigo “os”, expressa ideia de parte.

C

O trecho “consistiu na resistência de grande parcela do magistério secundário”, do quarto parágrafo, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “consistiu da resistência de grande parcela do magistério secundário”.

D

No trecho: “consistiu na resistência de grande parcela do magistério secundário que encontrou ampla ressonância no pensamento pedagógico da época”, do quarto parágrafo, o pronome relativo destacado refere-se ao termo imediatamente anterior “magistério secundário”.