Imagem de fundo

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tr...

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao segundo e terceiro parágrafos.

A

O trecho “é de se supor que fosse inviável pagar os salários tal como se faz hoje” pode se reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “é legítima a hipótese que fosse inviável pagar os salários tal como se faz hoje”.

B

No trecho: “fosse inviável pagar os salários tal como se faz hoje”, do segundo parágrafo, e “representantes de diversas províncias disseram que o salário era tão baixo”, os dois termos destacados têm o mesmo valor semântico.

C

No trecho: “e de cada vez se pagavam quatro meses juntos, ou seja, os professores recebiam três vezes ao ano”, é facultada a flexão da forma verbal destacada no singular.

D

O termo em que se insere o vocábulo “já”, e mesmo esse termo, no início do terceiro parágrafo, permitem a inferência de que “o problema dos baixos vencimentos dos professores” tem continuidade e perpetuidade no tempo – do início a meados do século XIX.