É o aluno que constrói o seu conhecimento, (re)significando os conteúdos, mas é a mediação do professor, através do ensino, que orienta essa construção numa determinada direção, ampliando ou aprofundando a aprendizagem dos alunos, com vistas aos significados a serem construídos. São condições para a construção do conhecimento significativo
I. que o conhecimento tenha um significado em si mesmo, enquanto potencialmente significativo do ponto-devista lógico, o que depende da própria estrutura interna do conteúdo e, também, do modo como é apresentado ao aluno.
II. que o aluno possa relacionar o conteúdo novo com o previamente conhecido, isto é, que seja significativo do ponto-de-vista lógico, o que envolve o conhecimento anterior do aluno para aquisição de novos conhecimentos.
III. que o aluno veja sentido na construção do conhecimento, o que é revelado por atitude intencional e favorável para aprender o novo conteúdo, relacionando-o ao já conhecido; isso é o que permite uma memorização compreensiva.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I
II
III
I,II
I,II,III