Sobre o erro, Hoffmann (2012) considera “a análise
da postura do educador diante dos erros observados
nas tarefas mais sérias do que estudos sobre
elaboração de instrumentos de avaliação.” Nesse
fragmento, a autora expressa que a forma como se
observa o erro do aluno é mais relevante do que o
estudo de métodos para a construção de exercícios.
Emuma visão construtivista do erro é:
A
mais importante analisar se o aluno seguiu com
exatidão o comando dado para a resolução do
exercício.
B
preciso orientar o aluno a resolver as atividades
utilizando como parâmetro a expectativa do
docente para o resultado.
C
indicado que o docente garanta a precisão dos
resultados, privilegiando atividades objetivas que
não suscitem dúvidas maiores nos alunos.
D
importante estudar as dificuldades dos alunos na
realização das tarefas, pensando em como
esses compreendem o que foi proposto.
E
esperado que os docentes auxiliem os alunos a
uniformizarem as respostas, evitando a
subjetividade nos resultados.