Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Sobre o erro, Hoffmann (2012) considera “a análise da postura do educador diante dos erros observados nas tarefas mais sérias do que estudos sobre elaboração de instrumentos de avaliação.” Nesse fragmento, a autora expressa que a forma como se observa o erro do aluno é mais relevante do que o estudo de métodos para a construção de exercícios. Emuma visão construtivista do erro é:
  • A. mais importante analisar se o aluno seguiu com exatidão o comando dado para a resolução do exercício.
  • B. preciso orientar o aluno a resolver as atividades utilizando como parâmetro a expectativa do docente para o resultado.
  • C. indicado que o docente garanta a precisão dos resultados, privilegiando atividades objetivas que não suscitem dúvidas maiores nos alunos.
  • D. importante estudar as dificuldades dos alunos na realização das tarefas, pensando em como esses compreendem o que foi proposto.
  • E. esperado que os docentes auxiliem os alunos a uniformizarem as respostas, evitando a subjetividade nos resultados.