Imagem de fundo

Segundo Saviani {2009) existem dois modelos de formação de professores:I- modelo dos co...

Segundo Saviani {2009) existem dois modelos de formação de professores:

I- modelo dos conteúdos culturais-cognitivos: para este modelo, a formação do professor se esgota na cultura geral e no domínio específico dos conteúdos da área de conhecimento correspondente à disciplina que irá lecionar.

II- modelo pedagógico-didático: contrapondo-se ao anterior, este modelo considera que a formação do professor propriamente dita só se completa com o efetivo preparo pedagógico-didático.

A partir desta afirmação é correto afirmar:

A

a formação de professores propriamente dita deve se basear na cultura geral e no domínio específico dos conteúdos da área de conhecimento correspondente à disciplina que o professor irá lecionar.

B

além da cultura geral e da formação específica na área de conhecimento correspondente, a instituição formadora deverá assegurar, de forma deliberada e sistemática por meio da organização curricular, a preparação pedagógico-didática

C

o currículo formativo utilizado para os professores da escola secundária deve estar centrado nos conteúdos culturais-cognitivos, dispensando qualquer preocupação com o preparo pedagógico-didático.

D

o enfoque nos processos didático-pedagógicos pelos quais os conteúdos se tornam assimiláveis pelos alunos no trabalho de ensino-aprendizagem são os aspectos únicos e fundamentais do processo de formação do docente.